Fatura eletrónica
Se emite documentos para entidades públicas ou outras entidades aderentes a um sistema EDI (Electronic Data Interchange), deverá enviar os documentos num formato XML especial (segundo as normas CIUS-PT).
PDF assinado digitalmente
Se emite documentos originais em formato PDF para enviar aos seus clientes por email, deverá assinar digitalmente esses ficheiros PDF antes de os enviar.
Entidades autorizadas a assinar
Em ambos os casos os documentos devem ser assinados digitalmente por uma entidade autorizada legalmente para esse fim.
Saphety Invoice Network
Os nossos programas estão preparados para usar automaticamente a plataforma da firma Saphety para o envio de documentos EDI e para a assinatura digital de documentos PDF.
Pode usar outra plataforma (broker) e, ainda assim, enviar manualmente os documentos criados no programa. Para usar o envio automatizado deverá usar a Saphety.
Deverá começar por assinar um serviço com a Saphety. Pode escolher o serviço de Fatura Eletrónica ou o serviço de Fatura em PDF (ou ambos).
Consulte as perguntas frequentes e videos de exemplo da Saphety.
Deve ativar e configurar as funções pretendidas em Utilidades > Configurar programa > EDI - Faturação eletrónica.
Se não preencher o Utilizador e a Password o programa não faz o envio automático, no entanto, os ficheiros XML ou PDF são criados e podem ser enviados manualmente pela plataforma da Saphety ou por outra plataforma equivalente.
Ativar ... - Ative apenas a função que vai usar (ambas, se usar as duas).
Abrir a pasta dos ficheiros após exportar - Deve ativar se for assinar ou enviar os documentos manualmente pela plataforma da Saphety ou por outra plataforma. Ative também se deseja anexar o ficheiro criado num email enviado pelo próprio utilizador.
Abrir a pasta da Saphety após exportar - Deve ativar se for assinar ou enviar os documentos manualmente pela plataforma da Saphety.
Exportar sempre todos os clientes para PDF - Faz a exportação e assinatura PDF para todos os clientes independentemente de estarem ou não assinalados no ficheiro de clientes.
Usar a plataforma Saphety para enviar por mail - Se estiver marcado, os ficheiros PDF assinados são enviados automaticamente para o cliente pela Saphety assim que são assinados. Caso contrário, o PDF assinado é gravado no próprio computador e deve ser enviado pelo utilizador.
Utilizador e Password - Dados de registo na Saphety. O processo só é automático se estes dados estiverem preenchidos. Preencha com o cuidado de não se enganar.
O Email
oficial da firma e o formato do Código Postal / Localidade têm de estar corretamente preenchidos em Utilidades > Configurar programa > Dados da firma.
Na ficha do cliente preencha o email principal e selecione a opção pretendida de envio ou assinatura:
Fatura eletrónica EDI - Quando terminar um documento é criado automaticamente o ficheiro XML com as normas CIUS-PT e enviado ao cliente pela plataforma Saphety.
Fatura PDF assinada - Quando terminar um documento é criado automaticamente o ficheiro PDF e assinado digitalmente pela plataforma Saphety. Se marcar a caixa Usar mail da Saphety o ficheiro assinado é enviado por mail pela plataforma, caso contrário, o ficheiro assinado é guardado no próprio computador para poder ser enviado pelo próprio cliente.
Clique no X para sair.