ATCUD

Código único do documento

ATCUD - Código único do documento

O que é o código único de documento - ATCUD?

O código único de documento (ATCUD) é um código que permite identificar univocamente um documento, independentemente do seu emitente, do tipo de documento e da série utilizada.

O ATCUD, resulta da concatenação do código de validação atribuído à série com o n.º sequencial do documento dentro dessa série.

Comunicação de séries documentais e obtenção do ATCUD

Deverá comunicar as séries que pretende utilizar por cada tipo de documento, de modo a obter um código de validação com o qual irá ser composto o respetivo ATCUD.

Para cada tipo de documento (e por cada série) irá receber um código (ATCUD) que deverá ser introduzido na opção própria do programa.

Questões frequentes sobre Comunicação de Séries e ATCUD​​

Veja a página da AT para questões frequentes sobre a comunicação de Séries e ATCUD​​.

Instruções

1º Passo

Comunicar as séries à AT

Comece por se autenticar no portal das finanças.

A seguir selecione Serviços Séries DocumentaisComunicação de SériesRegistar Série e faça um registo para cada tipo de documento que usa no programa. Se usar mais que uma série, terá de fazer um registo para cada tipo de documento  de cada série.

Veja o seguinte video de exemplo de comunicação de um tipo de documento e repita o procedimento para cada tipo de documento.

2º Passo

Configurar o ATCUD no programa

Entre no programa como SUPERVISOR. Veja como entrar no AstorLite ou no AstorGes.

Selecione Utilidades > Configurar programa > Nº dos documentos e ATCUD.

Na linha correspondente ao tipo de documento, introduza na coluna ATCUD o código que obteve na AT para esse tipo de documento (no 1º passo).

 

 

© Copyright 2023 J. M. Neves