Ficheiro de clientes

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Nas Vendas a inclusão do número de cliente permite a emissão de documentos destinados a esse cliente, com a inserção automática desse documento na conta corrente respectiva.

 

Este grupo de rotinas controla todo o manuseamento do ficheiro de clientes.

 

Inclui a possibilidade de emitir, pagar e visualizar documentos. Pode ainda consultar a conta corrente do cliente e filtrar ou localizar clientes com determinado critério.

 

Associado ao ficheiro de clientes estão a tabela de zonas, tabela de vendedores e a tabela de moedas. Estas tabelas encontram-se na opção própria para gestão de tabelas.

 

 

Clientes e Vendas :: Lista

 

01 - Clientes-1

 

Este é o ponto principal de acesso ao manuseamento de Clientes e Vendas.

 

Neste ponto tem acesso directo às seguintes opções:

 

Emitir documentos de vendas.
Ordenar a lista de clientes por número ou nome.
Procurar clientes por número ou nome.
Localizar clientes por nome, morada ou número de contribuinte.
Filtrar clientes para só ver os clientes com uma determinada condição.
Activar ou desactivar clientes.
Imprimir a lista de clientes filtrados.

 

Pode ainda:

 

Aceder à Ficha do cliente (dados principais).
Aceder às Observações do cliente (comentários).
Aceder à Conta corrente do cliente e opcionalmente visualizar ou imprimir uma 2ª via dos documentos da conta corrente.
Aceder aos Pagamentos para efectuar a entrada de pagamentos dos clientes.

 

 

Emitir documentos de vendas

Pode aceder à emissão de documentos (vendas) das seguintes formas:

 

Fazer duplo clique no cliente e escolher o documento a emitir.
Fazer clique direito no cliente, escolher Emitir documento e escolher o documento a emitir.

 

Pode emitir os seguintes documentos:

 

Facturas com ou sem recibo.
Vendas a dinheiro.
Guias de remessa.
Notas de devolução.
Notas de crédito.
Notas de débito.
Avisos de lançamento devedores ou credores.
Guias de transporte.
Facturas de consignação.
Facturas proforma.
Propostas de fornecimento.

 

Para mais detalhes sobre os documentos de vendas consulte Emitir documentos no Menu Vendas.

 

 

Ordenar a lista de clientes

Pode ordenar os clientes por número ou por nome.

 

Pode ordenar os clientes das seguintes formas:

 

Escolher Ordem para alternar a ordem por nome ou número.
Fazendo clique no cabeçalho da coluna em que quer a ordenação. O titulo da coluna em que a lista está ordenada fica em vermelho.
Fazendo clique direito na lista de clientes e escolher a ordenação que deseja.

 

 

Procurar clientes

A procura de clientes é efectuada automaticamente pelo campo em que estiver ordenada a lista.

 

Procura normal:

 

1.Seleccione a ordem que pretende (ver ponto anterior).
2.Escreva o nome ou número a procurar no campo Nome ou número a procurar.

 

Procura sequencial avançada:

 

1.Seleccione a ordem por nome.
2.Com a lista de clientes seleccionada (basta um clique num cliente) comece a escrever o nome que deseja procurar. A lista irá automaticamente seleccionando o cliente mais próximo daquele que está a escrever. Quando chegar ao cliente pretendido não necessita de escrever o resto do nome.

 

 

Localizar clientes

A localização de clientes é uma variante avançada de procurar clientes.

 

A localização de clientes permite encontrar todos os clientes que tenham uma determinada palavra ou número no campo seleccionado.

 

Por exemplo, se seleccionar a localização de clientes por nome e escrever "Silva", são mostrados todos os clientes que tenham "Silva" em qualquer parte da primeira ou da segunda linha do nome. Pode opcionalmente imprimir essa lista de clientes.

 

Pode localizar clientes pelo nome, morada ou número de contribuinte.

 

Para aceder à localização de clientes faça um clique direito na lista de clientes e escolha Localizar clientes.

 

Note que quando a lista de clientes tem um filtro activo, o fundo do titulo da coluna muda para uma cor diferente para chamar a atenção.

 

Para limpar o filtro e ver novamente todos os clientes faça um clique direito na lista de clientes e escolha Limpar filtro.

 

Pode ainda pedir para Inverter o filtro. Neste caso todos os clientes que estão a ser mostrados são escondidos e todos os escondidos são mostrados.

 

 

Filtrar clientes

Se fizer um clique direito na lista de clientes tem também acesso à filtragem de clientes.

 

A filtragem de clientes permite-lhe que só sejam mostrados os clientes que correspondem à condição escolhida.

 

Note que quando a lista de clientes tem um filtro activo, o fundo do titulo da coluna muda para uma cor diferente para chamar a atenção.

 

Para limpar o filtro e ver novamente todos os clientes faça um clique direito na lista de clientes e escolha Limpar filtro.

 

Pode ainda pedir para Inverter o filtro. Neste caso todos os clientes que estão a ser mostrados são escondidos e todos os escondidos são mostrados.

 

Pode opcionalmente imprimir a lista de clientes filtrados.

 

 

Activar ou desactivar clientes

Se fizer um clique direito na lista de clientes tem também acesso a activar ou desactivar clientes.

 

Esta opção permite desactivar (ou voltar a activar) clientes.

 

Alguns mapas do programa permitem excluir os clientes desactivados, facilitando assim a consulta de informação quando existem clientes que não interessa que apareçam nesses mapas.

 

 

Clientes e Vendas :: Ficha

 

01 - Clientes-2

 

Esta é a ficha principal do cliente e é neste ponto que se escolhe a criação de novos clientes.

 

Pode Inserir, Emendar ou Anular fichas de clientes.

 

Note que não pode apagar clientes que tenham movimentos.

 

Campos especiais na Ficha de clientes

Zona - Zona geográfica do cliente para separar os clientes por zonas (tabela de zonas).
Tipo de preço - Tipo de preço que por defeito será considerado quando forem efectuadas vendas ao cliente. O tipo de preço pode ser de 1 a 4 sem IVA, ou de 5 a 6 com IVA incluído.
Condições - Número de dias de crédito que o cliente tem. Se o cliente paga a 30 dias, basta preencher o campo com 30 e nas datas de vencimento será automaticamente somado esse número de dias. Existe neste campo uma excepção: se o número de dias for 1 é considerado que o cliente só funciona a Pronto Pagamento e é recusado o acesso às opções de facturação.
Descontos - Percentagens de descontos que serão atribuídos automaticamente ao cliente quando lhe forem efectuadas vendas. Se o desconto for de 91, 92 ou 93% então o desconto a atribuir será o indicado na ficha do produto, respectivamente no 1º, 2º ou 3º campo de descontos. Para mais informação consulte o tópico como criar descontos diferentes para cada produto.
Vendedor - Vendedor habitualmente responsável pelo cliente (tabela de vendedores).
Comissão - Comissão por defeito que o vendedor recebe nas vendas efectuadas a este cliente. Normalmente a comissão do vendedor é retirada da tabela de vendedores, no entanto, se este campo for preenchido na ficha do cliente, tem prioridade sobre a tabela de vendedores, e é esta a comissão considerada para as vendas a este cliente.
Moeda - Indica o código da moeda usada para os movimentos a este cliente. Se não for preenchido é assumido o equivalente a 1 -> Euros (tabela de câmbios).
Limite de crédito - Indica o limite de crédito do cliente em euros. Se o valor introduzido for igual a 1, só são permitidas vendas em dinheiro para esse cliente.

 

 

Clientes e Vendas :: Observações

 

01 - Clientes-3

 

Esta é a ficha secundária do cliente.

 

Campos nas Observações de clientes

Cliente - Nome do cliente.
Número - Número do cliente.
Observações - Tem três linhas para observações várias.
Notas - Para cada cliente pode criar uma "folha" de observações com qualquer informação que julgue importante ou útil. Para alterar ou visualizar as observações clique no botão Ver notas.
Última compra - Este campo é preenchido automaticamente com a data da última venda que foi feita ao cliente.
Total de compras - Este campo é preenchido automaticamente com o valor acumulado de compras do cliente.
Cliente desactivado - Indica se o cliente está activo ou não. Este campo é só indicativo. Para activar ou desactivar o cliente veja o ponto anterior: Ficheiro de clientes - Lista.

 

 

Clientes e Vendas :: Conta corrente

 

01 - Clientes-4

 

Nesta opção tem acesso directo à conta corrente do cliente com uma série de informação complementar: Total de débitos e créditos do cliente, total de valores vencidos e saldo actual, e limite de crédito do cliente.

 

Se fizer um clique direito na lista tem acesso a filtrar o tipo de documentos que pretende ver: Todos os documentos, só documentos vencidos, só facturas, só débitos, só créditos ou ocultar da lista as Vendas a dinheiro e as Vendas ao balcão. Note que quando a conta corrente tem um filtro activo, o fundo do titulo da coluna muda para uma cor diferente para chamar a atenção.

 

Tem acesso ainda à visualização imediata dos documentos na lista. Se fizer um duplo clique num documento (ou clique direito e escolher visualizar), esse documento é imediatamente mostrado com a hipótese de imprimir uma segunda via.

 

Os documentos vencidos e não regularizados são mostrados na lista com o "documento" e o "vencimento" a vermelho. Os créditos são mostrados com o "valor" em verde e em negativo. No caso dos saldos negativos, estes são mostrados com o fundo a vermelho.

 

 

Clientes e Vendas :: Pagamentos

 

01 - Clientes-5

 

Esta opção permite efectuar o pagamento simples ou múltiplo de documentos.

 

A lista mostra todos os documentos não regularizados, quer estejam vencidos ou não. Os documentos vencidos são mostrados a vermelho.

 

Só são aceites pagamentos cujo valor seja positivo. Não pode, por exemplo, pagar uma nota de crédito isolada, ou abater numa factura uma nota de crédito de valor superior.

 

Pagamento simples

Para efectuar o pagamento de um único documento basta dar um duplo clique nesse documento ou em alternativa seleccionar o documento e carregar no botão Confirmar pagamento.

 

Pagamento múltiplo

Em primeiro lugar seleccione o campo Pagamento múltiplo.

 

Em seguida dê um duplo clique em todos os documentos que deseja dar pagamento. Cada documento assinalado ficará com um visto no campo "PG". Pode também consultar o total do pagamento no campo "Valor a pagar". Quando tiver todos os documentos seleccionados carregue no botão Confirmar pagamento.

 

Pagamento por conta

Em primeiro lugar seleccione o campo Pagamento múltiplo ou pagamento por conta.

 

Não marque nenhum documento para pagar. Se o valor a pagar for zero, quando fizer Confirmar pagamento entra automaticamente no modo de pagamento por conta e pode introduzir manualmente o valor do recibo.

 

Note que esta opção mantém a conta corrente correcta mas a lista de documentos a receber deixa de estar actualizada. Para acertar a lista de documentos a receber use a opção de retirar da lista.

 

Procurar

Pode usar o botão Procurar para o ajudar a encontrar um documento ou um cliente.

 

 

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