Mapas - Declarações de IVA
O programa permite a emissão das seguintes Declarações de IVA:
▪ | Declaração Periódica de IVA. |
▪ | Declaração Anual de IVA referente ao Anexo L do IES. |
Declaração Periódica de IVA
Esta opção permite imprimir o equivalente ao Modelo A da Declaração Periódica de IVA.
Os cálculos para o apuramento são efectuados segundo o que estiver configurado na Tabela do IVA Periódico. Esta tabela tem de estar preenchida com as contas usadas na contabilidade.
A tabela do quadro vem pré-preenchida com as contas que normalmente usadas, no entanto, estas contas podem não corresponder aquelas que são na realidade usadas pelo contabilista, pelo que se deve ter o cuidado de verificar e preencher os campos da tabela que não se encontrem em conformidade com as contas usadas.
O cálculo é efectuado sobre valores absolutos, ou seja, são apurados os valores devedores ou credores não tendo em atenção a contrapartida dessas contas. Este método permite que possa ser pedida a Declaração de um mês já esteja "fechado", no entanto, implica que qualquer movimento de correcção seja efectuado com o mesmo sinal ou na conta própria para correcções.
Antes de imprimir, o programa testa a tabela para tentar detectar erros de preenchimento e mostra os erros encontrados. Compete ao contabilista determinar se a gravidade desses erros é ou não impeditiva de se imprimir o mapa.
Declaração Anual de IVA
Esta opção permite imprimir o equivalente ao Anexo L da Declaração Anual de IVA.
Os cálculos para o apuramento deste mapa são efectuados segundo o que estiver configurado na Tabela do IVA Anual.
A Tabela vem preenchida com as contas normalmente usadas no cálculo, no entanto, existem situações em que pode ser necessário alterar a tabela, como por exemplo, no caso de Resultados Líquidos ou Resultados Transitados negativos.
Antes de imprimir, o programa testa a tabela para tentar detectar erros de preenchimento e mostra os erros encontrados. Compete ao contabilista determinar se a gravidade desses erros é ou não impeditiva de se imprimir o mapa.
O programa pede qual o mês para calculo. Introduza os meses de referencia para apuramento do calculo, normalmente o primeiro e último mês do ano (0..14). É possível indicar um mês inicial e final diferente para o apuramento do Activo Imobilizado. Esta opção permite que em planos de contas em que o movimento do ano não está individualizado numa conta em separado, o apuramento seja efectuado considerando apenas os meses de 1 a 12.
Links úteis:
Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas
Diários da Republica Electrónicos
Consulte também as instruções relativas ao preenchimento da Declaração.