Mapas - Balanços
O programa permite a emissão de dois tipos de Balanços diferentes:
▪ | Balanço Individual ou Consolidado segundo o SNC. |
▪ | Balanço Analítico referente ao Quadro 04 do Anexo A do IES. |
Balanço Individual ou Consolidado - SNC
Balanço Individual ou Consolidado de acordo com os exemplos publicados para o Sistema de Normalização Contabilística.
O Balanço é normalmente efectuado no mês 14 e após todos os movimentos do ano. O programa permite que seja seleccionado outro mês para o cálculo, mas esta hipótese deve ser encarada apenas como uma opção de recurso para consultas esporádicas.
Os cálculos para o apuramento são efectuados segundo o que estiver configurado na Tabela do Balanço. Esta tabela tem de estar preenchida com as contas usadas na contabilidade.
A tabela do quadro vem pré-preenchida com as contas normalmente usadas, no entanto, estas contas podem não corresponder aquelas que são usadas pelo contabilista, pelo que deve ter o cuidado de verificar e preencher os campos da tabela que não se encontrem em conformidade com as contas usadas.
O cálculo é efectuado partindo do princípio que todos os valores a apurar são positivos. Caso contrário, as contas em que serão apurados valores negativos terão de ser indicadas na Tabela do Balanço nos quadros indicados como Contas a subtrair.
Note que, por exemplo, no caso de Resultados Transitados ou Resultados Líquidos negativos deverá indicar as contas a somar na coluna contrária ao normal (Saldos Devedores em vez de Saldos Credores, ou vice versa, conforme o caso).
Antes de imprimir, o programa testa a tabela para tentar detectar erros de preenchimento e mostra os erros encontrados.
Balanço Analítico - IES
Balanço Analítico referente ao Quadro 04 do Anexo A do IES.
As opções e funcionamento são iguais ao explicado para o Balanço do SNC, no entanto, as tabelas de contas dos dois mapas são independentes.
Resultados Transitados negativos - Se os Resultados Transitados forem negativos, marque esta caixa para que o mapa apresente os valores com sinal negativo. A caixa Inverter contas normalmente deverá estar marcada.
Resultados Correntes negativos - Se os Resultados Correntes forem negativos, marque esta caixa para que o mapa apresente os valores com sinal negativo. A caixa Inverter contas normalmente deverá estar marcada.
Inverter contas - Se os Resultados Transitados ou os Resultados Correntes forem negativos marque esta caixa para que o programa automaticamente inverta as contas devedoras e credoras a usar, ou seja, automaticamente vai usar para contas devedoras as que estiverem definidas na tabela como contas credoras e vice-versa.
Ver também: Tabela do Balanço