Importar a Firma corrente
Antes de importar uma firma
Para que o novo programa possa fazer a importação sem problemas, é aconselhável que no programa antigo faça uma Reintegração de movimentos das firmas a importar, antes de iniciar o processo de importação no novo programa.
Saia do programa antigo antes de iniciar a importação. Caso contrário o processo é abortado com erros e a firma não é importada.
Importação da firma
Quando seleccionar uma firma pela primeira vez, se o programa detectar a existência de ficheiros antigos na pasta indicada na Importação da lista de firmas, o utilizador é avisado do facto e é-lhe dada a hipótese de proceder à importação.
Se confirmar o desejo de importar os dados carregando no botão Importar, é apresentada a seguinte janela:
Saia do programa antigo antes de iniciar a importação. Caso contrário o processo é abortado com erros e a firma não é importada.
Todas as caixas deverão estar marcadas. Se por qualquer razão não deseja importar um determinado ficheiro, desmarque a caixa respectiva.
Carregue no botão Executar para iniciar a importação. A duração da operação é variável com a quantidade de registos (movimentos e planos de contas) que a firma antiga tiver. Num computador normal (com menos de dois anos) o programa importa cerca de 60000 registos por minuto.
O programa identifica e ignora a maior parte dos erros que detectar nos ficheiros a importar. Se forem detectados erros, o programa mostra o número de erros que encontrou na importação.
No ecrã seguinte é avisado de que os ficheiros foram importados mas necessita de fazer a conversão das contas do POC para o SNC antes de começar a trabalhar com a firma.
No fim, o programa chama automaticamente a rotina de Conversão de ficheiros. Se não quiser fazer a conversão nessa altura carregue no botão Cancelar a Conversão. Pode voltar mais tarde à rotina de conversão.
Converter o plano de contas do POC para o SNC
Após a importação dos ficheiros necessita de fazer a conversão das contas do POC para o SNC antes de começar a trabalhar com a firma.
Pode entrar na rotina de Conversão de ficheiros de três formas diferentes:
▪ | Após a importação de dados o programa selecciona a rotina automaticamente. |
▪ | Sempre que seleccionar a firma, se esta ainda não foi convertida, o programa pergunta se quer iniciar a rotina de conversão. |
▪ | Pode seleccionar a opção manualmente em Utilidades > Avançado > Tabela de conversão de contas. |
Para ver como funciona a rotina consulte os tópicos Conversão SNC - Tabelas de conversão e Conversão SNC - Passo Final.