Selecção e Manuseamento de Firmas

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Este é o primeiro ecrã que aparece no programa após o Inicio de Sessão.

 

No dia a dia esta opção serve para seleccionar a firma e o mês de trabalho, mas é também a partir desta opção que todo o manuseamento de firmas é efectuado, assim como permite o acesso a opções avançadas de manuseamento do programa.

 

Note que o acesso a algumas das opções aqui disponíveis pode ser recusado ao utilizador na configuração das chaves de acesso.

 

Para melhor compreender a hipóteses possíveis, veja o quadro que se segue e as respectivas explicações:

 

Firmas-01

 

1.Seleccionar firma - Permite voltar à opção de selecção de firmas (este próprio ecrã).

 

2.Dados da Firma - Acesso às opções de introdução ou alteração dos dados da firma, assim como bloquear o acesso a meses de trabalho.

 

3.Utilidades - Acesso a um conjunto de opções de recuperação e identificação de erros nos movimentos, assim como às cópias de segurança do programa e ao Status da firma.

 

4.Avançado - Opções de uso mais restrito como as cópias e indexação de ficheiros do sistema ou a possibilidades de apagar movimentos e firmas.

 

5.Firma Nº - Esta coluna mostra o número da firma. Se der um clique no título ordena a lista numericamente.

 

6.Ano - Esta coluna mostra o ano da firma. Se der um clique no título pode filtrar a lista de firmas de forma a mostrar apenas o ano que seleccionar.

 

7.Mês - Esta coluna mostra o mês de trabalho da firma. Se der um clique no título pode seleccionar o mês de trabalho para os movimentos. Veja mais informação no tópico Mês de Trabalho.

 

8.Denominação - Esta coluna mostra o nome da firma. Se der um clique no título ordena a lista alfabéticamente.

 

9.Cópia Seg. - Mostra a data em que foi efectuada a última cópia de segurança.

 

10.Linha de detalhe - Seleccione a firma pretendida com o rato ou com as setas do teclado. A linha azul mostra a firma que está seleccionada. Para confirmar a selecção faça um duplo clique na linha ou carregue em Enter ou no botão Seleccionar.

 

11.Seleccionar - Selecciona a firma que estiver marcada com a linha azul.

 

12.Ordem - Alterna a lista entre ordem numérica e alfabética.

 

13.Filtrar anos - Permite filtrar a lista de firmas de forma a mostrar apenas o ano que seleccionar. É o mesmo que dar um clique no título da coluna Ano.

 

14.Mês de Trabalho - Permite seleccionar o mês de trabalho para os movimentos. É o mesmo que dar um clique no título da coluna Mês. Veja mais informação no tópico Mês de Trabalho.

 

15.Nova Firma - Permite abrir uma nova firma. Veja mais abaixo o tópico Abrir nova firma.

 

16.( i ) informação - Mostra o ficheiro de ajuda relacionado com o ponto onde se encontra, neste caso, exactamente esta página.

 

 

Mês de Trabalho

 

O programa pode trabalhar com 15 meses diferentes. Sendo o mês zero o de abertura (saldos transitados do ano anterior), o mês 13 o de regularizações, e o mês 14 o de encerramento. Os meses de 1 a 12 são os meses normais de Janeiro a Dezembro.

 

Os meses podem ser seleccionados por qualquer ordem e qualquer número de vezes. No entanto, note que esta possibilidade deve ser usada com cuidado, pois se estiver a trabalhar num dado mês e for fazer lançamentos num mês anterior, todos os mapas a partir desse mês deixam de estar actualizados, e devem ser tirados de novo.

 

Se por uma questão de segurança quiser bloquear o acesso a meses já processados, pode usar a opção Bloquear Meses nos Dados da Firma. Esta operação é reversivel.

 

 

Ano de Trabalho

 

Quando entra no programa apenas os últimos três anos são mostrados. Se quiser ver todos os anos existentes faça um clique no título da coluna e escolha "todos".

 

Tanto o ano como o mês de trabalho são seleccionados na selecção de firmas e não podem ser mudados noutra parte do programa. Nos lançamentos apenas pode mudar o dia do lançamento.

 

As firmas são individualizadas pelo ano de trabalho. Inclusivamente os próprios ficheiros são individualizados de forma a haver um conjunto de ficheiros para cada ano e por cada firma. Esta característica permite que a manutenção e fiabilidade dos ficheiros seja muito menos susceptível a problemas.

 

O programa permite que se trabalhe com os anos em aberto, ou seja, é possível fazer lançamentos e consultas num determinado ano e depois seleccionar o ano anterior para outras consultas e lançamentos.

 

Chamamos a atenção que embora esta característica torne o programa muito versátil, deve ser usada com cuidado, pois se fizer lançamentos no ano anterior ao corrente, todos os mapas ficam desactualizados devido à alteração de acumulados. O caso pode ser ainda mais grave se fizer lançamentos que afectem IVA, ou no caso de já ter feito a transferência de saldos, fizer lançamentos que afectem os valores já transferidos.

 

Por uma questão de segurança pode bloquear o acesso a um determinado ano na opção Bloquear Ano nos Dados da Firma. Esta operação é reversivel.

 

 

Criar uma Nova Firma

 

Quando abrir uma nova firma, após introduzir os dados normais da firma, é-lhe dada a possibilidade de usar um plano de contas vazio, standartizado ou igual a outro já existente noutra firma, permitindo assim que se poupe horas de trabalho na abertura de planos de contas parecidos ou iguais.

 

Se na abertura da nova firma optar por usar um plano de contas igual ao de outra firma, todas as tabelas acessórias são também copiadas para a nova firma (balanço, demonstração e tabelas para a declaração periódica e anual).

 

Esta opção permite também alterar os dados das várias firmas que já se encontrem abertas (nome, morada e número de contribuinte).

 

 

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