As opções relacionadas com o manuseamento de Clientes e Vendas são:
No manuseamento do Ficheiro de Clientes pode não só efectuar todo o manuseamento de clientes, como pode também efectuar praticamente todas as opções de vendas:
Nas opções de Vendas pode emitir, dar pagamento e visualizar documentos. Com excepção da facturação de guias de remessa, todas estas operações podem ser efectuadas directamente no manuseamento do ficheiro de clientes.
Documentos que pode emitir:
Em todos os documentos que afectam stocks, se começar a referência com o sinal # essa linha é considerada manual e os dados respectivos são pedidos. Neste caso um produto assim emitido não afecta stocks.
Se pretender introduzir uma linha de comentário no documento, simplesmente não introduza nenhuma referencia e preencha directamente a descrição com o comentário que pretender.
Note que por uma questão de princípio, e para facilitar a leitura de mapas, não devem existir dois documentos com o mesmo número. Aconselha-se o uso de numerações diferentes, por exemplo, as Vendas a Dinheiro a começar em 1000, as Facturas a começar em 2000, etc.
O número dos documentos é introduzido automaticamente, e incrementado de 1 após a emissão do documento. Quando da instalação do programa deve usar a opção Utilidades » Configurar programa » Número dos documentos para introduzir o número do primeiro documento a emitir de cada tipo, e quantas cópias de cada documento.
Ver também: Ficheiro de clientes
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