Nas Vendas a inclusão do número de cliente permite a emissão de documentos destinados a esse cliente, com a inserção automática desse documento na conta corrente respectiva.
Este grupo de rotinas controla todo o manuseamento do ficheiro de clientes.
Inclui a possibilidade de emitir, pagar e visualizar documentos. Pode ainda consultar a conta corrente do cliente e filtrar ou localizar clientes com determinado critério.
Associado ao ficheiro de clientes estão a tabela de zonas e a tabela de vendedores. Estas tabelas encontram-se na opção própria para gestão de tabelas.
Este é o ponto principal de acesso ao manuseamento de Clientes e Vendas.
Neste ponto tem acesso directo às seguintes opções:
Pode ainda:
Pode aceder à emissão de documentos (vendas) das seguintes formas:
Pode emitir os seguintes documentos:
Para mais detalhes sobre os documentos de vendas consulte Emitir documentos no Menu Vendas.
Pode ordenar os clientes por número ou por nome.
Pode ordenar os clientes das seguintes formas:
A procura de clientes é efectuada automaticamente pelo campo em que estiver ordenada a lista.
Procura normal:
Procura sequencial avançada:
Esta é a ficha principal do cliente e é neste ponto que se escolhe a criação de novos clientes.
Pode Inserir, Emendar ou Anular fichas de clientes.
Note que não pode apagar clientes que tenham movimentos.
Campos especiais na Ficha de clientes
Clientes e Vendas - Observações
Esta é a ficha secundária do cliente.
Campos nas Observações de clientes
Clientes e Vendas - Conta corrente
Nesta opção tem acesso directo à conta corrente do cliente com uma série de informação complementar: Total de débitos e créditos do cliente, total de valores vencidos e saldo actual, e limite de crédito do cliente.
Se fizer um clique direito na lista tem acesso a filtrar o tipo de documentos que pretende ver: Todos os documentos, só documentos vencidos, só facturas, só débitos, só créditos ou ocultar da lista as Vendas a dinheiro e as Vendas ao balcão. Note que quando a conta corrente tem um filtro activo, o fundo do titulo da coluna muda para uma cor diferente para chamar a atenção.
Tem acesso ainda à visualização imediata dos documentos na lista. Se fizer um duplo clique num documento (ou clique direito e escolher visualizar), esse documento é imediatamente mostrado com a hipótese de imprimir uma segunda via.
Os documentos vencidos e não regularizados são mostrados na lista com o "documento" e o "vencimento" a vermelho. Os créditos são mostrados com o "valor" em verde e em negativo. No caso dos saldos negativos, estes são mostrados com o fundo a vermelho.
Clientes e Vendas - Pagamentos
Esta opção permite efectuar o pagamento simples ou múltiplo de documentos.
A lista mostra todos os documentos não regularizados, quer estejam vencidos ou não. Os documentos vencidos são mostrados a vermelho.
Só são aceites pagamentos cujo valor seja positivo. Não pode, por exemplo, pagar uma nota de crédito isolada, ou abater numa factura uma nota de crédito de valor superior.
Pagamento simples
Para efectuar o pagamento de um único documento basta dar um duplo clique nesse documento ou em alternativa seleccionar o documento e carregar no botão Confirmar pagamento.
Pagamento múltiplo
Em primeiro lugar seleccione o campo Pagamento múltiplo.
Em seguida dê um duplo clique em todos os documentos que deseja dar pagamento. Cada documento assinalado ficará com um visto no campo "PG". Pode também consultar o total do pagamento no campo "Valor a pagar". Quando tiver todos os documentos seleccionados carregue no botão Confirmar pagamento.
Pagamento por conta
Em primeiro lugar seleccione o campo Pagamento múltiplo ou pagamento por conta.
Não marque nenhum documento para pagar. Se o valor a pagar for zero, quando fizer "Confirmar pagamento" entra automaticamente no modo de pagamento por conta e pode introduzir manualmente o valor do recibo.
Note que esta opção mantém a conta corrente correcta mas a lista de documentos a receber deixa de estar actualizada. Para acertar a lista de documentos a receber use a opção de retirar da lista.
Procurar
Pode usar o botão Procurar para o ajudar a encontrar um documento ou um cliente.
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