Tabelas - Parametrização comum
A maior parte das tabelas usa o mesmo tipo de quadro para a sua parametrização.
Contas a somar
Em situação normal, para a maior parte das tabelas, apenas devem ser preenchidos os campos referentes às Contas a somar.
Deverá introduzir na coluna respectiva (Saldos devedores ou Saldos credores) as contas que serão consideradas para o apuramento desse campo no mapa. Deverá introduzir apenas uma conta por linha, sem qualquer tipo de sinal (apenas a conta). Pode usar a lupa para seleccionar a conta a partir da lista de contas no plano.
Note que, se introduzir contas nas duas colunas, estas serão somadas. Se pretender abater uma conta use as colunas Contas a subtrair (veja abaixo).
Contas a subtrair
No caso de pretender subtrair uma conta à lista de contas a somar, use uma das colunas em Contas a subtrair para introduzir essas contas.
Nas tabelas que normalmente não usam Contas a subtrair, terá de marcar a caixa "Permitir o acesso às contas a subtrair" para ter acesso à opção.
Exemplo 1
Na Demonstração por Naturezas existem quadros que devem apresentar um valor positivo ou negativo conforme a diferença entre duas ou mais contas. Use as colunas Contas a somar para os valores que pretende que sejam positivos e as colunas Contas a subtrair para os valores que pretende que sejam negativos.
Exemplo 2
Em Outros rendimentos e ganhos, na Demonstração por Naturezas é sugerida toda a conta 78 excepto a 785. Poderá introduzir todas as sub-contas da 78, mas é mais fácil se introduzir a 78 nas Contas a somar e a 785 nas Contas a subtrair.
Ano anterior ou Ano menos um
Nas tabelas que prevêem a utilização do ano anterior, se as contas forem as mesmas não tem de fazer nada, se as contas forem diferentes, marque a caixa "O ano anterior usa contas diferentes" e aparecerão as mesmas opções de preenchimento que existem para o ano corrente.