Contabilidade AstorSNC 8.0

Cópias de segurança

Cópias de segurança

Tópico anterior Tópico seguinte  

Cópias de segurança

Tópico anterior Tópico seguinte JavaScript is required for the print function  

Introdução às cópias de segurança

As cópias de segurança são uma das opções mais importantes a ter em consideração.

Não se deve esquecer que no caso de ocorrer um erro grave com os ficheiros de trabalho (corrupção de dados ou avaria do disco rígido), as cópias de segurança são a única maneira de se recuperar esse trabalho.

Como ponto de partida pode-se considerar que um disco rígido tem uma duração de três a cinco anos, e provavelmente terá uma média de uma a duas falhas de gravação por ano. Se realmente vierem a ocorrer essas falhas, é bom lembrar que as cópias de segurança podem vir a ser o único meio de se recuperarem horas, meses ou anos de trabalho.

A razão mais frequente que implica danos nos ficheiros de trabalho, é sem dúvida as falhas de corrente eléctrica e o desligar o computador sem ter finalizado a sessão de trabalho. Nestes casos, antes de recorrer à reposição de cópias de segurança, deve-se experimentar primeiro a Verificação de Ficheiros e a Reintegração de Movimentos, e só se após esta operação se continuarem a verificar erros graves, se deve então recorrer à reposição de cópias de segurança.

A facilidade de poder fazer cópias automáticas dos ficheiros de trabalho, não implica que não deva fazer também cópias normais (manuais) suplementares.

 

LEMBRE-SE que no caso de erro, corrupção de dados ou avaria do disco rígido, as cópias de segurança são a sua única hipótese de recuperar o seu trabalho.

 

Fazer cópias de segurança

Execução de cópias de segurança (duplicação dos ficheiros de trabalho).

Permite escolher a unidade de gravação para a cópia (Pen drive, Disco externo, Zip ou outro) ou gravar no próprio disco rígido local.

Por defeito, são copiados os ficheiros referentes à firma seleccionada.

Se pretender copiar os ficheiros comuns (firmas e tabelas), marque a caixa que diz Lista de firmas.

 

CopiasFazer

 

Repor cópias de segurança

Reposição de cópias de segurança previamente efectuadas, para substituir os ficheiros de trabalho.

Repõe a última cópia que foi feita para cima dos ficheiros de trabalho, passando estes a ser os novos ficheiros de trabalho.

Permite escolher a unidade de reposição da cópia (Pen drive, Disco externo, Zip ou outro) ou repor uma cópia efectuada no próprio disco rígido local. Pode ainda seleccionar manualmente a pasta e ficheiro de onde pretende repor a cópia de segurança.

É aconselhável que o Supervisor do programa (ou sistema) negue esta opção à maior parte dos níveis de trabalho, para evitar a sua selecção por engano.

Por defeito, são repostos os ficheiros referentes à firma seleccionada.

Se pretender repor os ficheiros comuns (firmas e tabelas), marque a caixa que diz Lista de firmas.

 

CopiasRepor