Histórico de Actualizações

Inicio  Anterior  Seguinte

Histórico de actualizações até à versão 7.2.00

 

 

Versão 7.2.00 - 28/05/2005

 

O programa foi actualizado internamente para uma versão mais recente da própria linguagem de programação.

 

Muito maior integração com os "temas" do Windows XP. Novas definições para a apresentação, e redesenho dos botões e listas. Os botões das janelas principais podem agora ser personalizados no ficheiro GESCOM70.INI (6 tipos de cores diferentes).

 

Actualização da rotina de recolha de movimentos incluindo o redesenho e o aumento da janela em cerca de 40%. O programa passa a partir de agora a exigir obrigatoriamente uma resolução mínima de 800x600.

 

Aumento da capacidade numérica interna do programa. Podem agora ser acumulados valores até 9.999.999.999.999 euros (ou unidades monetárias). O valor máximo num único lançamento passou para 9.999.999.999 euros (ou unidades monetárias).

 

O interface para manuseamento das tabelas do programa foi completamente redesenhado para maior fiabilidade do sistema.

 

A tabela de moedas e câmbios foi melhorada e permite agora novas opções:

 

1.Acrescentado um campo para definir o numero de casas decimais a apresentar nos valores e na recolha de movimentos. Esta hipótese permite, por exemplo, configurar os números para 0 (zero) casas decimais para que a impressão de mapas com valores muito altos (em que havia sobreposição de valores) fique bem. Esta hipótese é também imprescindível no caso de trabalhar com moedas com cambio muito baixos, como por exemplo, o Metical.

               

2.Se entrar no programa como SUPERVISOR pode alterar os valores definidos para a moeda por defeito (euro). Esta hipótese permite que o programa funcione em alguns mercados em que a moeda base não é o euro. Note que neste caso, os mapas tirados em escudos (moeda com o código 2) não saem com o câmbio correcto, no entanto, pode criar um código novo para os escudos e preencher o seu câmbio em relação à nova moeda base.

               

As opções de "Prévisualização normal" e "Prévisualização avançada" foram substituídas por uma única opção melhorada. A nova opção permite também a exportação dos mapas, mas de uma forma mais simples e eficiente (veja o ponto seguinte).

 

Foi criada uma nova rotina que permite exportar qualquer mapa ou impressão para um ficheiro em formato PDF, EMF, WMF e BMP. No caso da exportação para formato PDF pode optar por enviar imediatamente o ficheiro criado por mail. Esta rotina está integrada na prévisualização da impressão e substitui a rotina anterior que existia apenas na "Prévisualização avançada". Alguns formatos existentes desapareceram, mas os novos formatos foram bastante melhorados na sua qualidade e rapidez (principalmente o formato mais usado, o PDF).

 

Qualquer impressão pode ser enviada imediatamente por mail (veja o ponto anterior).

 

Pequenos acertos no manual do programa.

 

Redesenhado o layout do manual online (na Internet) para melhor visualização.

 

O programa de instalação passou a verificar a existência de alguns ficheiros obsoletos e apaga-os automaticamente.

 

 

Versão 7.1.08 - 04/04/2005

 

O mapa de Extractos de Contas passou a imprimir o Diário em que o movimento foi efectuado.

 

Passou a ser possível limitar o Mapa de Exploração até um determinado mês. Por defeito o mês limite é o mês de trabalho. Para usar o mesmo método da versão anterior, use o mês 12 como mês limite.

 

Corrigido o erro em que o mapa de Demonstração de Resultados (Anexo A) mostrava no Total de Custos o mesmo valor que no Total de Proveitos embora a soma final (Resultado Liquido do Exercício) estivesse correcta.

 

Na Tabela de Demonstração de Resultados passou a ser possível indicar que determinado valor apareça em negativo. Esta opção permite que nos Mapas de Demonstração de Resultados esses valores apareçam em negativo e subtraem ao total (por exemplo, no caso de variação de produção negativa).

 

 

Versão 7.1.07 - 25/02/2005

 

A tabela dos Mapas Recapitulativos deixou de diferenciar entre Maiúsculas e Minúsculas. Anteriormente, se na tabela estivesse "Fact" e o descritivo do movimento fosse "FACT" esse movimento não era considerado.

 

A impressão dos Planos de Contas passou a poder ser ordenada por conta ou por descrição.

 

A visualização do Plano de Contas Analítico e dos Centros de Custo passou a poder ser ordenada por conta ou por descrição.

 

Passou a ser possível abrir contas de movimento "abaixo" de outras contas de movimento mesmo que a conta de movimento original tenha menos de 6 dígitos. Por exemplo, é agora possível abrir as contas de movimento 211001, 2110011 e 211001111. Neste caso o programa pede confirmação se deseja mesmo abrir estas contas (apenas a 1ª vez).

 

Nos lançamentos passou a ser possível procurar documentos por valor ou por descrição (clique direito na lista de movimentos). Foram também acrescentadas alguma teclas aceleradoras para repetição rápida de algumas opções.

 

 

Versão 7.1.06 - 23/12/2004

 

Actualização de manutenção.

 

 

Versão 7.1.05 - 21/11/2004

 

Acertados os lançamentos de contrapartida com analítica ou centros de custo automáticos, quando se fazem lançamentos com contrapartidas automáticas.

 

Por exemplo, se fizer um lançamento automático na 211001 com contrapartida na 71111 e 243311 e no plano de contas as contas 71111 e 243311 tiverem definidas contas analíticas automáticas diferentes, a versão anterior apenas considerava a analítica da primeira conta.

 

Os lançamentos passaram a respeitar o caso em que a conta de movimentos tem uma conta "acima" que também seja de movimento.

 

Por exemplo, se tiver as contas 211001, 2110011 e 21100111 e sejam todas de movimentos, a versão anterior duplicava a "acumulação" de valores nas contas 211001 e 2110011 quando fazia movimentos na 21100111.

 

Para corrigir situações antigas basta reintegrar os movimentos da firma.

 

Possibilidade de configurar o modo como os totalizadores de lançamentos funcionam em Configurar Programa / Lançamentos.

 

Possibilidade de importar manualmente dados de outra firma da versão 6 ou versão 7.

 

Melhorada a detecção de alguns casos de ficheiros corrompidos na importação de ficheiros da versão 6 e respectiva correcção automática.

 

Os mapas de Balancetes, Extractos de Contas e IVA Periódico passaram a mostrar o mês corrente por defeito.

 

Corrigidos alguns descritivos no Anexo L da Declaração Anual de IVA.

 

Acertos na impressão da Tabela da Demonstração de Resultados.

 

Acertos e correcções na impressão da Tabela do Balanço Analítico.

 

Acertos e correcções na Tabela do Balanço Analítico.

 

 

Versão 7.1.04 - 05/10/2004

 

A tabela de lançamentos automáticos deixou de aceitar uma casa decimal na percentagem de IVA pois podia levar a enganos (não servia para calcular o IVA do gasóleo). Passou no entanto a ter um novo parâmetro que permite exactamente esse tipo de cálculo. É agora possível na tabela indicar para ser usado apenas 50% do valor calculado de IVA.

 

Corrigida a coluna onde era imprimida a segunda página do Balanço Analítico.

 

Acertos na tabela pré-definida do Balanço Analítico.

 

Redesenhado o mapa de impressão dos planos de contas.

 

Inclusão opcional das contas 38 e 66 no Mapa de Exploração.

 

Na Gestão de Firmas / Avançado é agora possível importar as tabelas específicas de uma firma para a firma corrente.

 

Na introdução da descrição nos lançamentos, após introduzir um código de lançamento automático, pode acrescentar texto até um total de 30 caracteres.

 

Nos lançamentos, os movimentos com contrapartida automática passaram a respeitar as reflexões automáticas nas contas da contabilidade analítica e centros de custo.

 

Se durante os lançamentos o código de lançamento automático fizer referencia a contas não existentes ou que não são de movimento, esse movimento automático fica sem efeito e o utilizador é avisado do facto.

 

 

Versão 7.1.03 - 27/09/2004

 

Corrigida a reposição de cópias de segurança de unidades amovíveis.

 

A tabela de lançamentos automáticos passou a aceitar uma casa decimal na percentagem de IVA.

 

O método de compressão do programa foi modificado para melhorar a velocidade de carregamento em alguns computadores.

 

 

Versão 7.1.02 - 12/09/2004

 

Correcção nos cálculos do mapa do "Balanço Analítico".

 

Nos lançamentos pode-se seleccionar o "Modo de consultas" que permite ver o dia e o diário dos lançamentos já efectuados. Permite também activar a filtragem de diários, de forma a só se verem os movimentos do mesmo diário que o do movimento seleccionado.

 

Novos parâmetros e acertos na exportação para o Defir.

 

A exportação de movimentos pode opcionalmente exportar os movimentos para a versão 6.22 do AstorPoc.

 

Pode-se escolher o diário para os lançamentos automáticos (antes era o diário 29 sem possibilidades de alterar).

 

Os lançamentos automáticos podem ser efectuados pela ordem natural ou ordenados pela conta origem. Configurável na edição do código do lançamento.

 

Os lançamentos automáticos podem ou não usar as contrapartidas automáticas definidas no plano de contas (opção).

 

 

Versão 7.1.01 - 31/08/2004

 

Versão inicial em ambiente Windows.

 

 

 

Anterior  Seguinte  Inicio da página