Exportação para o ATD

Inicio  Anterior  Seguinte

Esta opção permite a exportação de informação para programa A.T.D que foi criado pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.

 

Veja abaixo uma explicação para cada um dos pontos assinalados no desenho:

 

Tenha especial atenção ao ponto 4, referente aos dados a exportar.

 

Export - Atd

 

1.ATD-CTOC - Selecciona a exportação para o programa ATD da Câmara do Técnicos Oficiais de Contas.

 

2.Firma e Ano - Esta linha mostra qual a firma e o ano que estão seleccionados para a exportação.

3.Dados a exportar - Selecção de quais os dados a exportar. Com excepção dos Dados da Empresa, todos os outros dados são opcionais. Segue-se a explicação pormenorizada:

 

Dados da Empresa - São os dados da Empresa que se encontram parametrizados na Gestão de Firmas. Uma vez que estes dados não são todos os necessários, os restantes podem ser acrescentados no próprio ATD. Nos Dados da Empresa estão incluídos o período inicio e fim.

 

Plano de contas - Numero e descritivo das várias contas do plano de contas. Só são exportadas as contas que tenham a descrição preenchida.

 

Saldos - Número das contas do plano e respectivos saldos devedores e credores. Só são exportadas as contas com saldo diferente de 0 (zero) e que tenham a descrição preenchida.

 

Recapitulativos - Número de contribuinte e valor apurado. Só são exportados os clientes e fornecedores que tenham o número de contribuinte preenchido e referentes às contas assinaladas desde que tenham um valor apurado superior ao "valor limite para o apuramento dos recapitulativos".

 

Note que o apuramento toma em consideração os valores da tabela para o mapa recapitulativo pelo que esta tabela deverá estar preenchida com os dados correctos.

 

I.V.A. - Estes dados não são exportados por falta de informação existente. O apuramento destes dados deverá ser efectuado no próprio ATD.

 

Anexo J - Estes dados não são exportados por não existirem na origem. O apuramento destes dados deverá ser efectuado no próprio ATD.

 

Imobilizado - Estes dados não são exportados por não existirem na origem. O apuramento destes dados deverá ser efectuado no próprio ATD.

 

4.Pasta de destino do ficheiro - Indica em que pasta (directório) irá ser gravado o ficheiro exportado.

 

Tenha em atenção de que quando fizer a importação no ATD terá de indicar esta pasta como a pasta de origem do ficheiro de importação.

 

5.Botão de selecção de pasta - Use este botão para mudar a pasta de destino do programa de uma forma visual.

 

6.Nome do ficheiro a exportar - O nome com que o ficheiro de exportação irá ser gravado. A este nome é sempre acrescentado a terminação (extensão) ".XML".

 

Tenha em atenção de que quando fizer a importação no ATD terá de indicar este nome como o nome do ficheiro a importar.

 

7.Valor limite para o apuramento dos recapitulativos - Só os clientes e fornecedores com valores superiores ao aqui indicado serão exportados para a Lista de Recapitulativos.

 

Esta opção só está disponível se nos Dados a exportar tiver o ponto Recapitulativos marcado.

 

8.Período - Indica o período inicio e fim a que referem os valores exportados.

 

Este dado (período inicio e período fim) é exportado obrigatoriamente pelo que no caso de não seleccionar o ponto Saldos nos Dados a exportar, é considerado o período do dia 1 do mês 0 (zero) até ao dia 31 do mês 14.

 

Tenha em atenção de que o ATD usa uma nomenclatura ligeiramente diferente para os meses, usando desde o mês 0 (zero) até ao mês 15. O AstorPoc usa desde o mês 0 (zero) até ao mês 14, não sendo portanto exportados quaisquer dados referentes ao mês 15.

 

Se tiver dificuldades com conflitos de nomenclatura poderá sempre exportar os dados só até ao mês 12 e fazer o apuramento dos dados dos meses 13, 14 e 15 no próprio ATD.

 

Esta opção só está disponível se nos Dados a exportar tiver o ponto Saldos marcado.

 

9.Recapitulativos - Indicação de quais as contas de clientes e fornecedores que irão ser consideradas para o apuramento dos saldos recapitulativos.

 

Esta opção só está disponível se nos Dados a exportar tiver o ponto Recapitulativos marcado.

 

10.Sair - Sai do módulo de exportação.

 

11.Exportar - Inicia a exportação de dados. É a opção final que confirma e executa todo o processo.

 

No fim é avisado se a exportação foi ou não bem sucedida.

 

12.( i ) Informação - Mostra a página de ajuda referente ao ATD (esta página que está a ver).

 

 

Anterior  Seguinte  Inicio da página