A Gestão de Encomendas de fornecedores está desenhada de forma a tornar muito simples o seu uso.
A opções principais de acesso encontram-se disponíveis no menu Compras » Encomendas que apresenta um sub-menu com as seguintes opções:
A seguir encontra uma explicação sobre cada uma das opções.
Esta opção permite introduzir uma nova encomenda a um fornecedor.
O seu funcionamento é exactamente igual ao usado quando se emite um documento a um fornecedor.
A encomenda vai automaticamente para a lista de encomendas pendentes até que seja emitido um documento de recepção sobre a própria encomenda (veja o ponto a seguir).
Nem a conta corrente do fornecedor nem os stocks são afectados por esta operação.
Na ficha do produto passa a aparecer a quantidade encomendada por baixo do campo da existência total.
Esta opção mostra todas as encomendas efectuadas que ainda não foram satisfeitas (encomendas pendentes).
A partir desta lista pode efectuar as operações explicadas a seguir.
Ver só o fornecedor corrente Se marcar esta caixa apenas são mostradas as encomendas do fornecedor que está activo (com a linha corrente assinalada).
Marcar / Desmarcar Antes de recepcionar um documento sobre uma Nota de Encomenda deve marcar quais as Notas de Encomenda que irão ser recepcionadas (satisfeitas).
Pode marcar e desmarcar Notas de Encomenda com um duplo clique sobre a linha respectiva ou usar um dos botões para uma marcação rápida.
Todos os documentos que estiverem marcados ficam assinalados com o fundo a vermelho.
Visualizar Documento Mostra o documento original respeitante à encomenda assinalada na linha corrente.
Note que a janela corrente é fechada antes de ser mostrado o documento.
Receber Documento Recepciona o documento definitivo sobre as Notas de Encomenda marcadas. Pode escolher qual o documento de recepção, entre Facturas, Vendas a Dinheiro ou Guias de Remessa.
Se não estiver nada marcado, esta opção não tem efeito nenhum.
Todas as Notas de Encomenda respeitantes a documentos recebidos por esta opção são automaticamente retiradas desta lista. Para consultar posteriormente as Notas de Encomenda já satisfeitas deverá usar a opção Compras » Consultar documentos.
Esta opção mostra todos os produtos respeitantes a encomendas a fornecedores que ainda não foram satisfeitas (encomendas pendentes).
A partir desta lista pode efectuar as operações explicadas a seguir.
Ver só o fornecedor corrente Se marcar esta caixa apenas são mostrados os produtos referentes ao fornecedor do produto que está activo (com a linha corrente assinalada).
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