Contabilidade AstorSNC 8.0

Novidades na versão 8

Novidades na versão 8

Tópico anterior Tópico seguinte  

Novidades na versão 8

Tópico anterior Tópico seguinte JavaScript is required for the print function  

O AstorSNC 8 é para todos os efeitos um programa novo, pelo que se torna difícil enumerar quais as opções novas e melhoradas.

Se emigrou da versão 7 para esta nova versão, pode encontrar a seguir uma lista de algumas opções novas ou melhoradas.

 

O Sistema de Normalização Contabilística - SNC

A principal diferença é, como seria de esperar, a compatibilidade com o novo Sistema de Normalização Contabilística que entra em vigor em 1 de Janeiro de 2010.

O programa tem um novo Plano de Contas Geral estandardizado, totalmente redesenhado e adaptado ao SNC.

Está também incluída uma rotina que permite importar e converter o Plano de Contas e os Movimentos do POC para o SNC.

 

Interface

O Interface (apresentação) do programa foi totalmente redesenhado, apresentando melhorias profundas na funcionalidade e no aspecto visual.

Funcionalidade

A forma como se movimenta dentro do programa tornou-se muito mais rápida e funcional.
Existe agora um menu lateral (que pode ser desactivado) que permite o acesso instantâneo às opções mais usadas do programa.
Pode mudar de uma opção para outra em quase todas as situações, e posteriormente, voltar à opção anterior no mesmo sítio em que se encontrava.
A selecção de firmas apresenta apenas o nome da firma uma vez, independentemente dos anos que essa firma tiver. Os anos são mostrados numa lista em simultâneo e em separado com alguma indicação estatística imediata.
A Reintegração, Reindexação, Compressão e Verificação de dados corrompidos foi integrada numa única opção mais lógica.
Muitos outros pequenos melhoramentos ...

Aspecto visual

O aspecto visual foi melhorado mantendo o mesmo tipo de funcionalidade que é característica dos nossos programas.
É agora possível alterar o esquema de cores usado pelo programa, com 10 Temas à escolha.
Pode também escolher 4 tipos diferentes de cores a usar nos mapas do programa. Dois tipos a cores, um tipo à base de cinzentos e um tipo monocromático.
O Menu lateral, Barra de ferramentas e as Abas das janelas podem ser activadas ou escondidas conforme mais lhe agradar.

 

Fiabilidade

Transacções

O sistema de ficheiros do programa e a forma como o programa funcionava em termos de base de dados foi alterada e melhorada.

Passou a haver um ficheiro único para cada firma por ano.

O programa passou também a usar o sistema conhecido por controle de Transacções.

Por exemplo, quando efectua um lançamento, o programa marca o inicio da operação (transacção) e faz todas as actualizações referentes ao lançamento. No final, o programa indica o fim da operação (transacção) e só nessa altura o sistema efectua a gravação física. Se por qualquer razão o sistema for interrompido a meio, nenhuma informação é gravada, mantendo assim a consistência de todos os dados.

Por curiosidade, estamos a falar em operações que são medidas em milésimas de segundo, portanto não tem de se preocupar com o "acréscimo de tempo" por operação.

Consistência de ficheiros

No caso do programa encontrar sinais de corrupção nos ficheiros, o utilizador é avisado do facto e o programa inclui uma rotina avançada que permite a recuperação automática dos dados corrompidos sem perca de informação em mais de 90% dos casos.

Esta rotina de verificação e recuperação pode ser manualmente solicitada pelo utilizador na Manutenção de ficheiros.

 

O que há de novo ?

A rotina de lançamentos foi melhorada e permite agora mais opções, mantendo no entanto, a rapidez e facilidade de uso que tornaram a versão anterior famosa.
Todos os planos de contas passaram a usar 15 dígitos, incluindo os Centros de Custo.
Os mapas foram actualizados de acordo com as instruções e normas actuais.
A parametrização de opções e de mapas foi melhorada e organizada de uma forma mais lógica e simples.
As tabelas foram reorganizadas de forma a que, por defeito, todas são comuns a todas as firmas.
A tabela de tipos de movimentos, além dos movimentos normais e automáticos, permite agora a possibilidade de movimentos automáticos múltiplos (por exemplo, facturas com duas taxas de IVA e portes).
A verificação de Lançamentos errados passou a estar totalmente integrada com os Lançamentos.
O Status de movimentos foi dividido em Status de movimentos e Status de documentos, permitindo assim obter o total de linhas lançadas ou o total de documentos lançados. Existem gabinetes de contabilidade que facturam por um dos dois métodos.
Procura sequencial e incremental por qualquer coluna em todas as listas do programa: Lançamentos, Planos de contas, Tabelas, etc.
Filtragem e procura de movimentos directa na opção de lançamentos.
Mais hipóteses de exportação de qualquer mapa ou documento. Além dos existentes agora também exporta para Excel, Word, Open document, etc.
Envio de qualquer mapa ou documento directamente para o correio electrónico usando o próprio programa (não está dependente do Outlook Express ou outro).
... etc ...

 

Resumo

Ao longo dos anos o AstorPoc, e agora o AstorSNC, tem sido essencialmente um programa para Gabinetes de Contabilidade.

A razão deste motivo tem a haver com as prioridades que foram tomadas em consideração durante o seu desenvolvimento. Assim, o AstorSNC não é o programa com mais opções, mapas ou gráficos, mas é um dos programas mais rápidos de trabalhar e com mais hipóteses de salvaguardar e recuperar dados de trabalho.

Esta prioridade mantém-se intacta na nova versão. Não vai encontrar muitas opções novas em termos de mapas ou a impressão de gráficos, mas vai encontrar mais hipóteses de segurar os seus dados ou de os recuperar em caso de "acidente". Vai também encontrar novas opções que podem facilitar a obtenção ou envio de informação através das chamadas "novas tecnologias", como por exemplo, a criação de mapas em formato PDF para posterior envio por mail para os seus clientes.