Novidades na versão 8
O AstorSNC 8 é para todos os efeitos um programa novo, pelo que se torna difícil enumerar quais as opções novas e melhoradas.
Se emigrou da versão 7 para esta nova versão, pode encontrar a seguir uma lista de algumas opções novas ou melhoradas.
O Sistema de Normalização Contabilística - SNC
A principal diferença é, como seria de esperar, a compatibilidade com o novo Sistema de Normalização Contabilística que entra em vigor em 1 de Janeiro de 2010.
O programa tem um novo Plano de Contas Geral estandardizado, totalmente redesenhado e adaptado ao SNC.
Está também incluída uma rotina que permite importar e converter o Plano de Contas e os Movimentos do POC para o SNC.
Interface
O Interface (apresentação) do programa foi totalmente redesenhado, apresentando melhorias profundas na funcionalidade e no aspecto visual.
Funcionalidade
▪ | A forma como se movimenta dentro do programa tornou-se muito mais rápida e funcional. |
▪ | Existe agora um menu lateral (que pode ser desactivado) que permite o acesso instantâneo às opções mais usadas do programa. |
▪ | Pode mudar de uma opção para outra em quase todas as situações, e posteriormente, voltar à opção anterior no mesmo sítio em que se encontrava. |
▪ | A selecção de firmas apresenta apenas o nome da firma uma vez, independentemente dos anos que essa firma tiver. Os anos são mostrados numa lista em simultâneo e em separado com alguma indicação estatística imediata. |
▪ | A Reintegração, Reindexação, Compressão e Verificação de dados corrompidos foi integrada numa única opção mais lógica. |
▪ | Muitos outros pequenos melhoramentos ... |
Aspecto visual
▪ | O aspecto visual foi melhorado mantendo o mesmo tipo de funcionalidade que é característica dos nossos programas. |
▪ | É agora possível alterar o esquema de cores usado pelo programa, com 10 Temas à escolha. |
▪ | Pode também escolher 4 tipos diferentes de cores a usar nos mapas do programa. Dois tipos a cores, um tipo à base de cinzentos e um tipo monocromático. |
▪ | O Menu lateral, Barra de ferramentas e as Abas das janelas podem ser activadas ou escondidas conforme mais lhe agradar. |
Fiabilidade
Transacções
O sistema de ficheiros do programa e a forma como o programa funcionava em termos de base de dados foi alterada e melhorada.
Passou a haver um ficheiro único para cada firma por ano.
O programa passou também a usar o sistema conhecido por controle de Transacções.
Por exemplo, quando efectua um lançamento, o programa marca o inicio da operação (transacção) e faz todas as actualizações referentes ao lançamento. No final, o programa indica o fim da operação (transacção) e só nessa altura o sistema efectua a gravação física. Se por qualquer razão o sistema for interrompido a meio, nenhuma informação é gravada, mantendo assim a consistência de todos os dados.
Por curiosidade, estamos a falar em operações que são medidas em milésimas de segundo, portanto não tem de se preocupar com o "acréscimo de tempo" por operação.
Consistência de ficheiros
No caso do programa encontrar sinais de corrupção nos ficheiros, o utilizador é avisado do facto e o programa inclui uma rotina avançada que permite a recuperação automática dos dados corrompidos sem perca de informação em mais de 90% dos casos.
Esta rotina de verificação e recuperação pode ser manualmente solicitada pelo utilizador na Manutenção de ficheiros.
O que há de novo ?
▪ | A rotina de lançamentos foi melhorada e permite agora mais opções, mantendo no entanto, a rapidez e facilidade de uso que tornaram a versão anterior famosa. |
▪ | Todos os planos de contas passaram a usar 15 dígitos, incluindo os Centros de Custo. |
▪ | Os mapas foram actualizados de acordo com as instruções e normas actuais. |
▪ | A parametrização de opções e de mapas foi melhorada e organizada de uma forma mais lógica e simples. |
▪ | As tabelas foram reorganizadas de forma a que, por defeito, todas são comuns a todas as firmas. |
▪ | A tabela de tipos de movimentos, além dos movimentos normais e automáticos, permite agora a possibilidade de movimentos automáticos múltiplos (por exemplo, facturas com duas taxas de IVA e portes). |
▪ | A verificação de Lançamentos errados passou a estar totalmente integrada com os Lançamentos. |
▪ | O Status de movimentos foi dividido em Status de movimentos e Status de documentos, permitindo assim obter o total de linhas lançadas ou o total de documentos lançados. Existem gabinetes de contabilidade que facturam por um dos dois métodos. |
▪ | Procura sequencial e incremental por qualquer coluna em todas as listas do programa: Lançamentos, Planos de contas, Tabelas, etc. |
▪ | Filtragem e procura de movimentos directa na opção de lançamentos. |
▪ | Mais hipóteses de exportação de qualquer mapa ou documento. Além dos existentes agora também exporta para Excel, Word, Open document, etc. |
▪ | Envio de qualquer mapa ou documento directamente para o correio electrónico usando o próprio programa (não está dependente do Outlook Express ou outro). |
▪ | ... etc ... |
Resumo
Ao longo dos anos o AstorPoc, e agora o AstorSNC, tem sido essencialmente um programa para Gabinetes de Contabilidade.
A razão deste motivo tem a haver com as prioridades que foram tomadas em consideração durante o seu desenvolvimento. Assim, o AstorSNC não é o programa com mais opções, mapas ou gráficos, mas é um dos programas mais rápidos de trabalhar e com mais hipóteses de salvaguardar e recuperar dados de trabalho.
Esta prioridade mantém-se intacta na nova versão. Não vai encontrar muitas opções novas em termos de mapas ou a impressão de gráficos, mas vai encontrar mais hipóteses de segurar os seus dados ou de os recuperar em caso de "acidente". Vai também encontrar novas opções que podem facilitar a obtenção ou envio de informação através das chamadas "novas tecnologias", como por exemplo, a criação de mapas em formato PDF para posterior envio por mail para os seus clientes.