Contabilidade AstorSNC 8.0

Chaves de acesso

Chaves de acesso

Tópico anterior Tópico seguinte  

Chaves de acesso

Tópico anterior Tópico seguinte JavaScript is required for the print function  

O programa permite definir quais os utilizadores que o podem usar e qual o nível de acesso de cada utilizador. Nesta opção pode programar quais são esses dados.

Para cada utilizador é definida uma chave de acesso e um nível de acesso. O utilizador terá acesso a mais ou menos opções do programa conforme o nível que lhe for atribuído.

Todos os utilizadores podem ver a lista de utilizadores existentes, mas só o Supervisor pode visualizar as chaves de acesso e alterar a lista de utilizadores.


Quando arranca, o programa pede-lhe o nome do utilizador e a palavra chave de acesso desse utilizador. O nível de acesso depende do que tiver sido atribuído a esse utilizador.

Quando é instalado pela primeira vez, se carregar em ENTER quando lhe for pedido o utilizador e a chave de acesso, entrará automaticamente no programa com o nível imediatamente abaixo do máximo. Este nível dá acesso a todas as opções do programa com excepção à programação de utilizadores e respectivas chaves de acesso.

Para mudar os utilizadores autorizados e as chaves de acesso use a opção Chaves de acesso no menu Utilidades. Só o Supervisor do sistema pode usar esta opção.

Para entrar como Supervisor introduza como utilizador a palavra Supervisor e a chave de acesso AstorSNC.

Poderá posteriormente mudar a chave de acesso do Supervisor, no entanto não aconselhamos que o utilizador Supervisor seja apagado pois se não existir mais nenhum utilizador com o nível máximo, perderá a possibilidade de voltar a programar estas opções.

 

Permissões

Esta opção só está acessível para os utilizadores que não tenham direitos de Supervisor, pois os utilizadores com direitos de Supervisor já por si têm acesso a tudo, não sendo necessário o acesso a esta opção.

Algumas opções perigosas não aparecem nesta lista porque já são obrigatoriamente de uso exclusivo do Supervisor.

Aqui poderá determinar quais os acessos que cada utilizador tem.

 

Criar firmas novas - Poderá haver interesse em que um determinado utilizador não possa criar novas firmas.

 

Alterar dados da firma - Normalmente não é relevante, mas pode ser usada evitar que se alterem dados sem querer.

 

Bloquear meses - Acesso ao bloqueio dos meses de trabalho.

 

Bloquear o ano - Acesso ao bloqueio do ano de trabalho.

 

Configurar o programa - Se pode ou não usar a opção de configuração do programa. Esta opção não contém operações perigosas, pelo que não é importante se está ou não acessível.

 

Apagar contas dos planos - Normalmente acessível. Em gabinetes de contabilidades com muitos utilizadores poderá eventualmente haver casos em que se queira recusar este acesso.

 

Alterar os planos de contas - Normalmente acessível. Em gabinetes de contabilidades com muitos utilizadores poderá eventualmente haver casos em que se queira recusar este acesso.

 

Apagar itens das tabelas - Normalmente acessível. Em gabinetes de contabilidades com muitos utilizadores poderá eventualmente haver casos em que se queira recusar este acesso.

 

Alterar as tabelas - Normalmente acessível. Em gabinetes de contabilidades com muitos utilizadores poderá eventualmente haver casos em que se queira recusar este acesso.

 

Actualizar estrutura dos ficheiros - Normalmente acessível.

 

Copiar ficheiros do sistema - Normalmente acessível. Esta opção não tem perigo nenhum e a única razão para ser recusado o seu acesso é por uma questão de privacidade dos dados.

 

Repor cópias de segurança - Um dos problemas que já aconteceu a alguns clientes foi o de repor cópias de segurança por engano. Por esse motivo, a reposição de cópias de segurança deve ser recusada a todos os utilizadores, sendo apenas o Supervisor o único a ter acesso a essa opção.

 

Exportar / Importar dados - As opções de exportação não têm perigo, mas a importação repetida de movimentos pode causar sérios problemas. Outra razão para recusar o acesso a estas opções e a de preservar a privacidade dos dados. Esta opção deve ser recusada a todos os utilizadores, ou pelo menos à maior parte deles.

 

Operações de fim de ano - O uso indevido das operações de fim de ano pode causar problemas nos dados da firma. Por esse motivo esta opção deve ser recusada a todos os utilizadores, ou pelo menos à maior parte deles.

 

Mudar o mês de trabalho - Normalmente acessível