Instalação em rede

Instalação em rede

Inicio  Anterior  Seguinte

Introdução

O AstorGes usa o motor ADS que permite ligações locais, ponto-a-ponto ou cliente/servidor em intranet ou extranet (ligações a servidor local ou remoto).

 

Em modo cliente/servidor é possível usar caminhos UNC ou URL, mas como a maior parte dos nossos clientes usa o programa em modo local ou ponto-a-ponto, este tópico cobre apenas este último modo.

 

Em modo local ou ponto-a-ponto não é possível usar caminhos UNC ou URL, e numa ligação em rede, esta deverá estar disponível através de uma unidade mapeada (unidade física).

 

 

Requisitos da rede

Primeiro deve criar (mapear) a unidade lógica que vai ser usada para aceder e/ou instalar o programa.

 

Basicamente os passos são os seguintes:

1.No servidor escolha uma unidade de disco ou uma pasta que será partilhada pelos vários utilizadores. Se necessário ative a partilha de ficheiros e opcionalmente a partilha de impressoras e de seguida partilhe a pasta ou unidade de disco que escolheu. Essencialmente, faça clique direito sobre a pasta (ou disco) que deseja partilhar e escolha Partilhar. De seguida escolha um nome para a partilha e não se esqueça de dar direitos de leitura e escrita aos utilizadores que vão usar o programa.

 

2.Nos terminais necessita de aceder à pasta/disco partilhado através de uma unidade lógica. Em Os meus locais na rede faça um clique direito e escolha Ligar unidade de rede. Em Unidade escolha uma letra, como por exemplo, a letra F. Em Pasta escolha o servidor e a pasta/disco que estão partilhados no servidor (pode usar o botão Procurar para localizar visualmente o servidor e respectivas partilhas). Marque a caixa Restabelecer ligação no arranque para não ter de estar sempre a repetir esta operação. Confirme com Concluir.

 

Para os exemplos seguintes vamos partir do principio que o nome do servidor é SERVER e a unidade C foi mapeada nos terminais como sendo o disco F.

 

 

Instalação básica

A instalação básica é muito simples e basta para isso fazer o seguinte:

 

1.No servidor instale normalmente o programa para a unidade C: (é a unidade por defeito). O programa será instalado na pasta C:\Astor\Ges7.

 

2.Nos terminais crie um atalho na Área de trabalho e na Localização do item escreva F:\Astor\Ges7 (ou use o botão Procurar para localizar visualmente a pasta). Após gravar o atalho, seleccione as suas propriedades e assegure-se de que o destino é F:\Astor\Ges7\Gescom71.exe e o Iniciar em é F:\Astor\Ges7.

 

 

Afinação da Instalação básica

O motor ADS usa quatro ficheiros para o seu funcionamento. Estes ficheiros têm cerca de 1,5 MB e cada vez que se carrega o programa estes ficheiros são carregados através da rede, criando um tráfego de rede adicional que pode ser evitado da seguinte maneira:

 

1.Na pasta do programa \ASTOR\GES7 encontram-se os seguintes ficheiros: ACE32.DLL, ADSLOC32.DLL, AXCWS32.DLL e ADSLOCAL.CFG. Copie estes quatro ficheiros para a pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32 de todos os computadores da rede incluindo o server.

 

2.Na pasta do programa \ASTOR\GES7 apague os seguintes ficheiros: ACE32.DLL, ADSLOC32.DLL e AXCWS32.DLL.

 

A partir deste momento estes ficheiros serão carregados a partir do disco local e não criam tráfego adicional na rede.

 

 

Instalação avançada

A instalação avançada é a que permite uma melhor performance em ligações ponto-a-ponto e pressupõe que os dois tópicos anteriores (instalação básica) não sejam efectuados.

 

Para efectuar a instalação avançada faça o seguinte:

 

1.Siga os Requisitos da rede.

 

2.No servidor instale normalmente o programa para a unidade C: (é a unidade por defeito). O programa será instalado na pasta C:\Astor\Ges7.

 

3.Nos terminais instale normalmente o programa para a unidade C: (é a unidade por defeito). O programa será instalado na pasta C:\Astor\Ges7.

 

4.Em cada um dos terminais edite o ficheiro AstorGes.ini e no grupo [Sistema e Interface] modifique conforme o exemplo a seguir:

 

[Sistema e Interface]        

Pasta de ficheiros.....(User)=F:\Astor\Ges7\User

 

 Pode editar o ficheiro AstorGes.ini directamente no programa em Utilidades » Comandos directos e escrever a palavra INI.

 

Notas importantes:

 

1.As configurações da maior parte dos parâmetros do programa terão de ser efectuadas em cada um dos terminais.

 

2.Os Mapas Programáveis não serão acessíveis a partir dos terminais. Se quiser usar os Mapas Programáveis nos terminais, crie um atalho para o programa GESCOM73.EXE que se encontra no server:

 

Destino:

F:\Astor\Ges7\AstorGes.exe

Iniciar:

F:\Astor\Ges7

 

 

Anterior  Seguinte  Inicio da página